O VALOR DO JOGO NA
INSTITUIÇÃO ESCOLAR
O jogo teatral ajuda o indivíduo na sua
formação como pessoa crítica e colabora para que esse indivíduo seja aberto ao
diálogo com os demais, isso porque no jogo vários problemas são propostos para
serem resolvidos e para solucioná-los é necessário que o faça em grupo.
Os jogos de teatro são
chamados de jogos Dramáticos e são uma
prática coletiva que reúne um grupo de “jogadores” e não necessariamente
de atores, que improvisam, coletivamente mas de acordo com um tema a que for
estabelecido. Aqui não existe a separação de ator e espectador, mas uma procura-se
tentativas de todos possam fazer parte de uma atividade cênica.
O jogo dramático é um
excelente meio para estimular a criança a se expressar, onde ensaia
comportamentos e papéis, projeta-se em atividades dos adultos na
observação do dia a dia através dos atos, hábitos e situações. São atitudes que
ela ainda não está em condições de exercer na vida real, então imita a vida
adulta da sua maneira, do seu jeito, porem com intensões vistas nos maiores. No
jogo a criança se deixa levar pelo momento, se entrega com inocência, “fazendo
de conta”, agindo como se fosse, segundo Vygotsky:
“Todos conhecemos
o grande papel que nos jogos da criança desempenha a imitação, com muita
frequência estes jogos são apenas um eco do que as crianças viram e escutaram
aos adultos, não obstante estes elementos da sua experiência anterior nunca se
reproduzem no jogo de forma absolutamente igual e como acontecem na realidade.
O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a
transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que
responda às exigências e inclinações da própria criança” (Vygotsky ,
1982,p.12).
O autor dessa
afirmativa reforça o valor do jogo, nas modalidades vividas através do
brinquedo infantil ou faz de conta, reafirmando que é também oportunidades de
se recuperar experiências vividas ou imaginada, reintegrar o conhecimento e
ampliar as referências.
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