domingo, 27 de abril de 2014

O VALOR DO JOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
     O jogo teatral ajuda o indivíduo na sua formação como pessoa crítica e colabora para que esse indivíduo seja aberto ao diálogo com os demais, isso porque no jogo vários problemas são propostos para serem resolvidos e para solucioná-los é necessário que o faça em grupo.
Os jogos de teatro são chamados de jogos Dramáticos e são uma  prática coletiva que reúne um grupo de “jogadores” e não necessariamente de atores, que improvisam, coletivamente mas de acordo com um tema a que for estabelecido. Aqui não existe a separação de ator e espectador, mas uma procura-se tentativas de todos possam fazer parte de uma atividade cênica.
O jogo dramático é um excelente meio para estimular a criança a se expressar, onde  ensaia  comportamentos e papéis, projeta-se em atividades dos adultos na observação do dia a dia através dos atos, hábitos e situações. São atitudes que ela ainda não está em condições de exercer na vida real, então imita a vida adulta da sua maneira, do seu jeito, porem com intensões vistas nos maiores. No jogo a criança se deixa levar pelo momento, se entrega com inocência, “fazendo de conta”, agindo como se fosse, segundo Vygotsky:

“Todos conhecemos o grande papel que nos jogos da criança desempenha a imitação, com muita frequência estes jogos são apenas um eco do que as crianças viram e escutaram aos adultos, não obstante estes elementos da sua experiência anterior nunca se reproduzem no jogo de forma absolutamente igual e como acontecem na realidade. O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança” (Vygotsky , 1982,p.12).


O autor dessa afirmativa reforça o valor do jogo, nas modalidades vividas através do brinquedo infantil ou faz de conta, reafirmando que é também oportunidades de se recuperar experiências vividas ou imaginada, reintegrar o conhecimento e ampliar as referências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário